Em dois anos, mais de 20 mil pessoas morreram por câncer na Bahia

Resultado de imagem para câncer na bahia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, na sexta-feira (3), um levantamento que aponta para o aumento de 31% de mortes por câncer no Brasil, nos últimos 15 anos. Segundo a organização, em 2015, a taxa chegou a 223,4 mil pessoas por ano. Na Bahia, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), foram 10.803 mortes em 2014 e no ano seguinte, em 2015, 10.749 óbitos por câncer, segundo dados preliminares.

No topo da lista, segundo os dados oferecidos pela Sesab, estão o câncer de próstata, seguido do de traqueia, brônquios e pulmões e em terceiro lugar aparece o câncer de mama. Segundo Renata Cangussu, oncologista do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), “normalmente o câncer de próstata costuma ser menos letal do que o de mama por ser uma doença menos agressiva”. Contudo, o levantamento aponta uma diferença de aproximadamente 25% entre os dois sexos, com os homens sendo as maiores vítimas. O motivo pode ser a negligência na hora de procurar um médico. “Em geral, as mulheres fazem os exames com mais regularidade e os homens acabam procurando menos o médico”, diz.

Quando se trata do câncer de traqueia, brônquios e pulmões, o principal vilão continua sendo o tabagismo. Na Bahia, cerca de 2 mil pessoas morreram entre 2014 e 2015 vítimas dessa doença. “O carcinoma escamocelular é o tipo de câncer mais associado ao tabagismo. Pode-se dizer que o cigarro é o responsável em 80% dos casos”, afirma Cangussu. Entre os sintomas iniciais, geralmente, estão a tosse, a falta de ar e a perda de peso. Porém, tudo depende da localização, do tipo e do estágio do tumor, sendo necessário um médico para dar o diagnóstico correto.

Expansão 
Em 2015, 8,8 milhões de pessoas morreram por conta do câncer, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No início do século XXI, o total não passava de 6,9 milhões. O aumento de 22% no número de mortes é um dos maiores já registrados pela medicina moderna, de acordo com a organização.

A projeção indica que em 2030 o câncer terá atingido 21 milhões de pessoas em todo o mundo. US$ 1,1 trilhão é a soma do custo da doença, levando em consideração a produtividade perdida e os custos com seguros de saúde. Além disso, a cada seis mortes, uma é causada por câncer. “Trata-se do segundo maior motivo de mortes do mundo, depois de doenças cardiovasculares”, disse Etienne Krug, diretor da OMS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário